A chuvarada que atingiu Santa Maria na quinta-feira colocou em risco a segurança uma torre de alta tensão da AES Sul que faz parte da rede de abastecimento de energia elétrica de Santa Maria. A torre está instalada perto do Arroio Cadena e do próximo ao campo do Campo de Instrução do Exército de Santa Maria, entre o bairro Boi Morto e a Vila Lorenzi.
Confira a situação das rodovias bloqueadas na Região Central
Conforme a assessoria de imprensa da AES Sul, parte do terreno que dá sustenção à torre foi levado pelas águas. Desde quinta-feira, a concessionária de energia está monitorando a situação e realiza uma obra de contenção para evitar que a base da torre desmorone totalmente. Estão sendo colocadas cargas de pedras para fazer com que a correnteza não provoque mais erosão na base da torre.
Expoaer, que ocorreria no sábado em Santa Maria, foi cancelada
A AES Sul confirma que, se a torre cair, quase metade de Santa Maria e outras cidades da região poderão ficar sem energia elétrica. É que a linha de transmissão abastece 100 mil clientes da AES Sul, pois interliga as subestações Santa Maria 3, Santa Maria 5, Santa Maria 2 e de Formigueiro, São Sepé e Caçapava do Sul.
Porém, a falta de luz poderia ser rapidamente contornada, pois a carga poderia ser transferida de outras linhas de transmissão para religar a energia. No momento, a torre e a linha de transmissão estão funcionando normalmente.
AO VIVO: acompanhe a situação das famílias atingidas pela chuva
Mas, se a erosão não for contida e a torre cair, a AES Sul já levou para o local uma torre alternativa que será instalada para restabelecer a energia na linha de transmissão o mais rápido possível.
Além desse problema, há faltas de energia pontuais na cidade e na região. Os clientes que estão sem luz podem entrar em contato com a AES Sul pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 707 7272, nas 24 horas do dia. Para informar falta de energia elétrica, a AES orienta a usar também o Torpedo Fácil, enviando um SMS para 28410, informando apenas o código de cliente.