Na segunda etapa do Serra em Debate, realizado nesta quarta-feira em Nova Petrópolis, autoridades discutiram a infraestrutura de transportes na Região das Hortênsias. O evento, realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp). Os debatedores foram o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Hanh, o presidente da Amserra e prefeito de Cambará do Sul, Shamberlaen Silvestre, o presidente da Gramadotur, João Pedro Till e o diretor presidente da EGR, Nelson Nunes. As informações são do Jornal Pioneiro.
Ao final, ficaram definidas como prioridades a duplicação da RS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado e a construção de um aeroporto em Canela. A busca por um terminal em Vila Oliva não foi descartada.
Um dos debatedores, o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes, disse que a duplicação da RS-235 não deve ocorrer a curto ou médio prazo.
O prefeito de Cambará do Sul, Shamberlaen José Silvestre, foi o primeiro a se pronunciar. Entre as demandas citadas por ele estão a RS-235, o aeroporto de Canela e a possibilidade de municipalização da RS-865, para que a rodovia possa receber intervenções imediatas.Em seguida, o diretor-presidente da Gramadotur, João Pedro Till ,apontou como demandas o aeroporto (nas Hortênsias ou na Serra) e a recuperação de rodovias.
Depois, quem se pronunciou foi prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hanh. Ele pediu atenção especial para a BR-116. Para Hahn o essencial seria a duplicação do trecho entre Novo Hamburgo e Nova Petrópolis ou mesmo de Picada Café a Nova Petrópolis, mas o prefeito entende que a construção de terceiras pistas entre Picada Café e Nova Petrópolis seria um primeiro passo.
O último a se manifestar foi o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes. Ele destacou a previsão de iniciar na próxima semana as obras de reconstrução da RS-115, entre Gramado e Três Coroas. Ainda nesta sexta, a EGR pretende liberar o tráfego para um veículo por vez.
Embora a RS-122 não faça parte da região das Hortênsias e ainda esteja sob domínio do Daer, Nunes disse que a EGR trabalha no estudo de viaduto para eliminar a Curva da Morte, em Farroupilha. Ele explicou que legalmente a EGR, que também é estadual, pode atuar em estradas onde tem interesse de investir no futuro.