Quatro dos principais rios e lagos do Estado estão acima do nível de alerta: Sinos, Guaíba, Gravataí e Uruguai. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste domingo, Sinos atingiu 6m10cm (nível de alerta 5m), Gravataí está em 4m65cm (nível de alerta 3m48cm), Uruguai 9m80cm (nível de alerta 8m) e Guaíba 2m31cm (1m84cm). O primeiro foi o único a aumentar a marca (estava com 6m no sábado), enquanto os outros três diminuíram (Gravataí tinha 4m73cm, Uruguai, 10m16cm e Guaíba, 2m35cm).
Por que meteorologia não previu a chuva desta madrugada
Neste sábado, pela segunda vez em menos de uma semana, o nível do Guaíba atingiu proporções históricas. Por volta das 11h, as águas chegaram a 2m93cm, superando os 2m89cm de segunda-feira e atingindo a maior marca em 74 anos. Com a elevação do volume, as águas invadiram o Cais Mauá, passando por frestas das comportas, e atingindo a Avenida Mauá.
140 mil casas seguem sem energia no Estado
Apesar de ter começado a diminuir o número de famílias em abrigos e desalojadas no Estado, segue o alerta para o risco de inundações. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, dos 100 municípios atingidos pelas chuvas, 34.988 residências foram atingidas, afetando 146.949 pessoas. Neste domingo, o número de famílias desalojadas aumentou de 5.352 (no sábado) para 5.413, enquanto o de famílias desabrigadas diminuiu - de 1.792 para 1.723.
Ajuda para afetados pela chuva começa a chegar
Conforme a Defesa Civil, 26 cidades já tiveram decreto coletivo de Situação de Emergência assinado pelo Governo do Estado e reconhecido pela União. Outros seis municípios assinaram o decreto de maneira individual, sendo que uma deles, Rio Pardo, já teve o processo homologado a nível estadual e agora aguarda o reconhecimento a nível nacional. Ainda há 20 municípios que avaliam os danos para possíveis decretações.
Municípios com decretos de Situação de Emergência individuais
Rio Pardo - homologado
Jaguari
Ipê
Ibarama
Nova Santa Rita
Faxinal do Soturno
Municípios que fazem parte do decreto coletivo de Situação de Emergência
Alvorada
Alegrete
Agudo
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Cambará do sul
Campestre da Serra
Candiota
Dona Francisca
Eldorado do Sul
Itaara
Joia
Julio de Castilhos
Manuel Viana
Mata
Miraguaí
Montenegro
Nova Esperança do Sul
Nova Palma
Rosário do Sul
Santa Maria
Santiago
São Jerônimo
São Sebastião do Caí
São Gabriel
Silveira Martins
A Defesa Civil do Estado continua com a entrega de ajuda humanitária para os atingidos durante este final de semana. Precisa-se de alimentos, água, materiais de higiene e limpeza, colchões e cobertores. As doações podem ser feitas na Central de Doações da Defesa Civil, que fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, ou nas Coordenadorias Regionais e Municipais de Defesa Civil. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3288-6781.
Saiba como foi a última grande enchente de Porto Alegre, em 1967
* Zero Hora