Dezoito alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Araújo Viana, do Bairro São José, em Porto Alegre, dependem de mãos voluntárias para seu maior sonho se realizar. Elas fazem parte do Sonho de Cristal, um baile de debutantes para as meninas da escola que não teriam festa de 15 anos. Programada para o dia 29 deste mês, a festa ainda depende de doadores para o bufê, maquiadores e cabeleireiros.
Organizado pela própria escola, com o auxílio de duas estudantes de Publicidade e Propaganda da Ufrgs, o projeto surgiu durante uma oficina do Mais Educação, quando uma das alunas comentou sobre o sonho de debutar. Esta será a terceira edição do Sonho de Cristal.
- Fiquei impressionada quando outras meninas confessaram o mesmo sonho. Desde então, decidimos que realizaríamos a festa de qualquer jeito - conta Patrícia Simão, professora de dança no Mais Educação e uma das idealizadoras do projeto.
Desta vez, a festa ocorrerá na Casa de Portugal, na Avenida Bento Gonçalves. Segundo a estudante da Ufrgs Ingrid D'Ávila, uma das organizadoras desta edição, o número de convidados dependerá da doação do bufê. Para a diretora da escola, Cristina Gomes, a maior parte das debutantes não teria festa se não fosse o trabalho voluntário:
- A cada ano, há mais pessoas auxiliando nos preparativos. O baile é um dos momentos mais aguardados na escola.
Doações
Na segunda-feira, as meninas escolheram os vestidos que usarão na noite especial. Todos foram doados por voluntários. Entre as mais animadas estavam Ariane Soares e Julia Carvalho, da sétima série.
- Fiz aniversário em janeiro, e já tinha desistido de comemorá-lo. Minha família não tem condições financeiras, e eu já tinha entendido a situação. É um sonho que jamais imaginei realizar - comentou Ariane, emocionada.
Meninas contam as horas para o grande dia - Foto: Carlos Macedo
O que ainda falta
- Doação de bufê para 200 pessoas.
- Cabeleireiro e maquiador que se disponibilizem a ir à escola no dia do evento para preparar as debutantes.
- Um micro-ônibus para transportar as debutantes no dia da festa.
- Contatos: 8144-6603 (Ingrid) e 9274-5464 (Nicole)
Só uma espiadinha
Daniela de olho na filha - Foto: Carlos Macedo
Assim como as meninas, teve mãe emocionada na porta da sala onde ocorria a prova dos vestidos.
Proibida pela filha Emilly de vê-la arrumada antes da noite da festa, a auxiliar de limpeza Daniela Costa, 34 anos, não escondia a euforia.
- Meu coração está a mil. Nós não tivemos condições de dar uma grande festa para ela. Fizemos um jantar surpresa em casa. Agora, estou na contagem regressiva para esta noite linda, mas a Emilly quer nos surpreender no baile. Vou respeitá-la - disse Daniela, enquanto espichava o pescoço para dentro da sala na tentativa de ver a movimentação.