Após a família ficar ilhada no interior de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, uma jovem de 25 anos deu à luz dentro de casa no domingo, sem ajuda. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h15min e resgatou mãe e filho, que foram levados ao hospital. O menino foi chamado de Jesus.
- É porque foi um milagre - explica Mauro Luft, um dos coordenadores da Secretaria Municipal de Agricultura.
Conhecedor da região de Vila Mariante, Luft foi chamado para ajudar no resgate, já que o nível do Rio Taquari chegou a 14m40cm - o normal é 1m60cm. Segundo ele, Ana Cristina mora com o marido, Maicon Nunes Cavalheiro, 29 anos, e outros dois filhos, mas deu à luz sozinha.
- O pai contou que a mãe foi no banheiro e, daqui a pouco, ele ouviu um barulho estranho e, quando foi ver, ela estava com o bebê no colo - relembra o coordenador.
O cordão umbilical foi cortado ainda na residência, enquanto a família aguardava chegada de ajuda. Um barco teve e ser usado por três quilômetros para chegar ao local. O recém-nascido fez a viagem da casa até a ambulância no colo de Luft.
- Sentei e me deram aquela vida. Um bebê com poucos minutos de vida. Coloquei um cobertor e uma coberta térmica sobre ele, porque ainda chuviscava. Protegi como se fosse um dos meus filhos - conta o servidor, ainda emocionado.
Mãe e filho passam bem e devem receber alta nesta segunda-feira, Dia das Crianças. A cheia do Rio Taquari desabrigou 50 pessoas entre sexta e domingo. Como o nível da água baixou, por volta das 18h de domingo, as famílias retornaram para suas casas.