Em assembleia realizada no fim da tarde desta segunda-feira, os funcionários dos bancos privados do Rio Grande do Sul decidiram encerrar a greve. Com isso, depois de 21 dias de paralisação, as agências do Itaú, Bradesco, HSBC e Santander devem voltar a funcionar normalmente a partir de terça-feira.
A decisão foi seguida pelos bancários que trabalham em instituições públicas. Com isso, as agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banrisul também devem retomar o serviço normal.
Por unanimidade, os funcionários dos bancos privados decidiram aceitar a proposta apresentada pela Federação Brasileira de Bancos (Fenaban) no último sábado, incluindo reajuste de 10% no salário e no Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de 14% de reajuste nos vales alimentação e refeição. O acordo incluiu abono dos dias parados, caso a greve acabasse nesta segunda.
O Comando Nacional dos Bancários orientou pela aprovação da proposta nas assembleias, e o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) seguiu a recomendação.
No começo das negociações, a Fenaban havia oferecido 5,5% de reajuste salarial, ante uma inflação de 9,88%. Os bancários reivindicavam reajuste de 16%.
* Zero Hora, com informações da Rádio Gaúcha