A trégua da chuva no sábado e em parte do Estado neste domingo se refletiu em estabilização nos números de atingidos e até em queda no nível dos principais rios. O único que registrou aumento, segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil, foi o dos Sinos, que subiu 5cm.
No entanto, metade ainda está acima do nível de alerta (veja os dados no fim da reportagem). Entre eles o Guaíba, que caiu de 2m65cm para 2m57cm, mas o nível de alerta é de 2m10cm.
O número de famílias desalojadas (foram para casa de conhecidos) é de 6.499 - 91 a mais do que no sábado -, enquanto o de famílias desabrigadas (necessitam de abrigo público) caiu para 1.306 - 47 a menos.
Chuvas avançam pelo RS neste domingo, diz meteorologia
#EuAjudo: Saiba como ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas no RS
A Defesa Civil mantém o alerta para novos temporais. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe risco de alagamentos, incidência de descargas elétricas e queda de granizo principalmente na região Noroeste.
Segundo a Climatempo, chove na Fronteira Oeste, no Noroeste e na Região Central desde a manhã de domingo e a tendência é que, na medida em que a instabilidade que se formou na Argentina avance pelo RS, vá provocando pancadas de chuva.
VÍDEO: após queda de ponte, moradores usam tirolesa improvisada no RS
Leia todas as notícias sobre Chuva
Nível dos rios segundo a Defesa Civil neste domingo:
Sinos: 5m30cm (5m é o nível de alerta)
Rio Gravataí: 4m29cm (4m50cm é o nível de alerta)
Rio Jacuí: 1m92cm (9m32cm é o nível de alerta)
Uruguai: 8m96cm (8m é o nível de alerta)
Guaíba: 2m57cm (2m10cm é o nível de alerta)
Caí: 6m61cm (7m é o nível de alerta)