Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado, Canela e Garibaldi fazem parte das 568 cidades brasileiras com potencial para voos diários e que hoje não possuem ligação aérea. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil, que fez um mapeamento completo do setor aéreo no país.
A pesquisa, divulgada na semana passada, foi realizada ao longo do ano passado nos 65 aeroportos que concentram 98% dos passageiros do país, entre eles o de Caxias do Sul. Ao todo, foram 150 mil entrevistas. Além de identificar o perfil dos passageiros, o levantamento apontou qual a origem e o destino real dos passageiros e não os aeroportos por onde eles embarcam ou desembarcam.
Os dados apontam que Bento Gonçalves, Farroupilha e Gramado poderiam ter um voo diário com 85% de ocupação em uma aeronave de 114 lugares. Já Canela e Garibaldi teriam movimentação suficiente para ocupar 50% dos assentos.
A pesquisa também apontou as principais movimentações entre as cidades. A maior parte dos passageiros de Caxias do Sul, que viajam por qualquer aeroporto, tem origem ou destino em São Paulo, seguidos de Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Guarulhos. Já em Bento Gonçalves, os dois primeiros lugares se mantém como São Paulo e Rio, seguidos de Campinas, Fortaleza e Recife. Já Gramado, apontado como o oitavo mercado potencial do país, tem movimentação de moradores principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas (veja dados abaixo).
O levantamento destas cidades não significam que as cidades de fato receberão voos, mas os passageiros podem ser absorvidos por terminais próximos, como o futuro aeroporto de Vila Oliva. Segundo o conselheiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado, Milton Corlatti, os dados reforçam o potencial do futuro terminal serrano.
"Se nós tivermos um aeroporto aparelhado, onde as pessoas tenham certeza de que o voo vai decolar, essas pessoas que embarcam em Porto Alegre passam a embarcar pelo aeroporto regional da Serra. Isso é mais um motivo para ser ver que (temos) que investir para ter um aeroporto condizente com nossa região. Passageiros nós temos, porém eles acabam indo a Porto Alegre pelas garantias de que vão voar todos os dias de ida e de volta", avalia.
A pesquisa também aponta que entre as 45 cidades atendidas pelo terminal de Caxias, a maior parte dos passageiros tem como origem ou destino a própria cidade, seguido de Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado e Caçapava do Sul. Enquanto isso, Gramado é a segunda cidade que mais movimenta passageiros no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, perdendo apenas para a capital. Caxias do Sul ocupa o quinto lugar e Bento Gonçalves, a nona posição.
A MOVIMENTAÇÃO AÉREA NA SERRA (projeção 2014)
:: Números de passageiros com origem/destino real em Caxias do Sul, por qualquer aeroporto
- São Paulo: 168.574
- Rio de Janeiro: 31.487
- Curitiba: 29.805
- Campinas: 23.914
- Guarulhos: 9.523
:: Números de passageiros com origem/destino real em Bento Gonçalves, por qualquer aeroporto
- São Paulo: 32.322
- Rio de Janeiro: 15.380
- Campinas: 7.228
- Fortaleza: 6.874
- Recife: 4.458
:: Números de passageiros com origem/destino real em Farroupilha, por qualquer aeroporto
- São Paulo: 8.289
- Brasília: 4.431
- Rio de Janeiro: 2.093
- Campinas: 1.993
- Guarulhos: 1.891
:: Números de passageiros com origem/destino real em Gramado, por qualquer aeroporto
- São Paulo: 81.933
- Rio de Janeiro: 43.900
- Curitiba: 16.705
- Belo Horizonte: 16.669
- Campinas: 14.701
:: Cidades que mais movimentam passageiros no aeroporto de Caxias do Sul
- Caxias do Sul: 218.111
- Bento Gonçalves: 22.794
- Farroupilha: 11.294
- Gramado: 10.743
- Caçapava do Sul: 9.930
:: Cidades da Serra que mais movimentam passageiros no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
- Gramado (2º): 364.710
- Caxias do Sul (5º): 216.612
- Bento Gonçalves (9º): 145.264
Gaúcha
Cinco cidades da Serra tem potencial para voos diários, aponta pesquisa
Levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) mapeou todo o mercado de aviação do país
André Fiedler
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project