Chove desde o começo da manhã deste domingo na Fronteira Oeste, centro e noroeste do Estado. Influenciadas por instabilidades vindas da Argentina, cidades como Uruguaiana, Bagé, São Borja e Santa Maria também devem registrar trovoadas, rajadas fortes de vento e granizo isolado. Na medida em que a instabilidade avança para o leste do RS, a chuva deve se espalhar para todas as áreas, segundo a Climatempo.
A estimativa é de os acumulados sejam maiores na fatia mais a oeste do Estado, onde deve chover entre 20mm a 50mm até o final do dia 1 - o que representa até um terço da média histórica de outubro para a área. Na Região Central, a previsão é de 10mm a 20 mm. Na Grande Porto Alegre, Serra, Sul e Litoral Norte, se chover, os acumulados devem ser baixos, de cerca de 5mm.
A instabilidade continua atuando sobre o Estado na segunda-feira. As regiões com chuva mais volumosa devem novamente ser Fronteira Oeste e Noroeste. No decorrer do dia, pancadas devem ser registradas em todas as regiões e aumenta a chance de chuva na Capital, que deve vir acompanhada de raios e ventos moderados.
De acordo com a meteorologista da Climatempo Fabiana Weykamp, terça e quarta-feira continuarão tendo pancadas. A situação deve se complicar mais no final da semana.
- O que vai reforçar a instabilidade é a aproximação de uma nova frente fria a partir de quinta-feira. Por isso, na quinta e na sexta a chuva vai ser mais generalizada e intensa, com ventos acima de 80 km/h, trovoadas e granizo - alerta a meteorologista.
As temperaturas tendem a subir ao longo da semana. Em Porto Alegre, a máxima deve ser de 21ºC neste domingo, 24ºC segunda e terça, 26ºC na quarta e 29ºC na quinta.