Subiu o número de pessoas que tiveram as casas prejudicadas pelas chuvas e granizo que atingem o Rio Grande do Sul. Conforme o último balanço divulgado pela Defesa Civil, neste sábado, o número passou de cerca de 15 mil para 20.240 pessoas. Além disso, estão fora de casa 3.304 pessoas, cerca de mil a mais que na sexta-feira. Esses moradores estão em residências de parentes ou em abrigos municipais.
Rio Vacacaí sobe e deixa moradores de Santa Maria em alerta
Em Rosário do Sul, cerca de 25 famílias foram retiradas de casa na Vila Carmelo no final da noite desta sexta-feira. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Iran Najar, cerca de 70 pessoas estão alojadas no ginásio da escola Oliveira Tadeu. O local, que fica às margens da BR-290, não chegou a ser atingido pela enchente, mas, por precaução, as famílias foram removidas de lá.
De acordo com a última medição feita na tarde de sábado, o Rio Santa Maria está 6m50cm acima do nível normal. A água já atingiu pelo menos outros dois locais. No bairro Progresso, algumas casas ficaram inundadas, e cerca de quatro famílias precisaram do auxílio da Defesa Civil e do Exército para deixarem o local, e outras tantas saíram por conta própria. Outro local atingido pela enchente é a Vila Nova.
- É preocupante, pois o rio segue aumentando de volume - diz Najar.
A situação da chuva é monitorada pela Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Exército (que disponibilizou cinco veículos para transporte de móveis e pertences dos moradores, e mais 20 militares que ajudam nas ações).
A Defesa Civil pede doações de alimentos, fraudas, material de limpeza, colchão e cobertores. As doações podem ser feitas no ginásio da escola, que fica na Rua Garibalde Silva, 1095, bairro Centro.