Os bancários realizam assembleias nesta segunda-feira (26) para avaliar a última proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A expectativa é de que a categoria encerre o movimento, que já dura 20 dias, e retome as atividades na terça-feira (27).
Em Porto Alegre, serão quatro assembleias a partir das 18h desta segunda. Funcionários do Banrisul e da Caixa Econômica Federal farão encontros no Clube do Comércio e Trabalhadores do Banco do Brasil. Bancários dos estabelecimentos privados se reúnem na sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) no Centro da Capital.
Na sexta-feira (23), a Fenaban quase dobrou a proposta de reajuste salarial dos bancários. Os bancos propuseram 10%. A proposta inicial era de 5,5%. Os bancários pediam reajuste de 16%.
De acordo com o presidente do SindBancários, Everton Gimenes, a proposta avançou bastante, principalmente em relação a compensação dos dias de greve.
A negociação estabelece que os os funcionários deverão compensar 14 dias úteis dias de greve. O pagamento das horas paradas será de até uma hora por dia até o dia 15 de dezembro. Os vales refeição e alimentação, também tiveram que tiveram os índices elevados.