A chuva deu as caras em Santa Maria nesta sexta-feira. Por volta das 8h, o céu escureceu, o vento chegou a 30 km/hora e veio a primeira pancada de chuva. Segundo o meteorologista Gil Russo, chefe da sessão de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Estado, a previsão é de chuva para o dia inteiro. A chuva só deve enfraquecer à noite. O vento deve ficar mais intenso ao longo da sexta-feira e pode chegar aos 70 km/h.
As nuvens no céu, chamadas de nuvens de tempestade, são resultado de uma frente fria que trouxe a chuva da Argentina. No sábado e domingo, não deve chover, mas as temperaturas diminuem. No sábado, a mínima prevista é de 16ºC e máxima de 20ºC. Já no domingo, a mínima deve ser de 14ºC e a máxima de 22ºC.
Inverno atípico dá lugar a primavera quente e chuvosa no RS
O calor deve voltar, aos poucos, na segunda-feira.
- Pela manhã ainda deve ser friozinho, e à tarde vai começar a esquentar - alerta Russo.
O especialista ainda afirma que a primavera será mais chuvosa do que anos anteriores:
- O mês de outubro será chuvoso, mas diferente de setembro que teve vários dias de chuva, teremos períodos sem chover também. Ou seja, serão um ou dois dias de chuva e depois tempo seco.
Queda de luz
Por volta das 8h da manhã, em diferentes locais da cidade houve falta de energia elétrica. No Colégio G10, os alunos usaram da criatividade. Uma turma de terceiro ano de ensino médio começou a fazer uma prova de geografia às 7h30min e às 8h15min houve queda de luz. Imediatamente os alunos pegaram os celulares para continuar a prova:
- Eles foram bem criativos, foi a iniciativa deles mesmo. Como temos a previsão que a energia seja retomada em seguida, as aulas devem continuar - diz Diego Crivellaro, proprietário do colégio.
Segundo a AES Sul, em Santa Maria já tem equipes atendendo locais onde houve falta de energia elétrica. A prestadora ainda não informou quantos clientes estão sem luz e segue acompanhando os casos que são registrados.