Aos poucos, o calor está se afastando do Estado e cedendo lugar a uma massa de ar seco que provocará a queda brusca da temperatura em todo o território gaúcho no final de semana, principalmente durante a próxima madrugada. Segundo meteorologistas do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o amanhecer de sábado deve ser o mais gelado do ano até agora, com mínima de -5ºC em São José dos Ausentes e -2°C em Bom Jesus, na Serra. Até o momento, a temperatura mais baixa foi registrada no dia 19 de junho, quando fez -1°C em Bom Jesus.
Há possibilidade de quebra de marcas também em Porto Alegre, já que a previsão é de que o sábado comece com 4°C, podendo chegar no máximo a 16°C durante a tarde. Até agora, a manhã mais fria de 2015 na Capital foi registrada em 16 de junho, quando o dia amanheceu com 4,5°C.
Esse frio se deve a um sistema de alta pressão de origem polar que se aproxima do Rio Grande do Sul e que causa a queda acentuada da temperatura. Em função disso, deve haver formação de nevoeiro - que irá de dissipar ao longo da manhã - e geada em todas as regiões.
O amanhecer de domingo também deve ser marcado por frio e nevoeiro no Estado, quando a temperatura mais baixa deve ser registrada também em São José dos Ausentes - -4°C. Ainda há possibilidade de geada nas regiões da Campanha, Central, Norte e Serra. Na Capital, a mínima deve ser de 16°C e a máxima de 19°C.
No entanto, a massa de ar polar se desloca no longo do dia, e a temperatura começa a subir ainda no domingo e na segunda-feira. Na terça, segundo o Climatempo, chega ao fim os dias secos com o ingresso de uma frente fria que trará chuva ao Rio Grande do Sul e uma nova queda da temperatura na quarta, não tão intensa quanto a do final de semana.
* Zero Hora