A reforma administrativa conduzida pela presidente Dilma Rousseff caminha para criar um Ministério da Cidadania. O nome mais cotado para assumir a estrutura é Miguel Rossetto (PT-RS), atual titular da Secretaria-Geral da Presidência.
A nova pasta nasceria da fusão entre as secretarias de Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Políticas para as Mulheres. O ministério ainda absorveria parte das atribuições da Secretaria-Geral, como a secretaria de juventude e toda a articulação com os movimentos sociais.
Com a mudança no desenho do primeiro escalão federal, Pepe Vargas (PT-RS), que no momento é o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, deve deixar à Esplanada e retornar ao mandato de deputado federal. Suplente, Fernando Marroni (PT-RS) perderia a cadeira na Câmara.
A criação de um grande ministério da cidadania tem apoio de parlamentares petistas. O partido e assessores próximos de Dilma acreditam que a composição fortalecerá o ministro na missão de conversar com os movimentos sociais. Como já exerce essa função e tem a confiança da presidente, Rossetto é o favorito para ficar com o cargo.
O gaúcho está entre os conselheiros políticos de Dilma. Titular do Desenvolvimento Agrário no mandato passado, Rossetto se licenciou no momento mais renhido da corrida presidencial de 2014. Um dos coordenadores da campanha petista que derrotou o tucano Aécio Neves (PSDB-MG), foi recompensado com a vaga na Secretaria-Geral.
Rossetto participa das discussões sobre a reforma administrativa. Esteve em reuniões com a presidente no fim de semana e nesta segunda-feira. Um dos desafios do governo é agradar o PMDB do vice Michel Temer, que já adiantou que não pretende indicar nomes para o primeiro escalão. Apesar do discurso, o partido tem interesse em comandar Saúde, Educação e Cidades, pastas de orçamento mais robusto.
A reestruturação da Esplanada atinge o ministro Eliseu Padilha (PMDB), que está na Secretaria de Aviação Civil (SAC). Sua pasta deve ser fundida com a Secretaria de Portos. Por ser fiel aliado de Temer, Padilha é cotado para herdar a nova estrutura ou para ser acomodado em outro posto da Esplanada.
*Zero Hora