A diversão perdeu a graça para a criançada da Vila do Carmo, em Santa Maria. A pracinha onde os pequenos costumavam brincar, na Rua Princesa Isabel, não existe mais. Escorregador, balanços, gangorra e gira-gira se foram. Só restou mesmo o portão. A retirada dos brinquedos do local foi consequência de uma decisão judicial, que foi cumprida na quinta-feira. No domingo, muitas crianças foram pegas de surpresa com a novidade.
- Eu vi a cena e fiquei com pena da gurizada. Chegaram uns quantos ali e não tinha nada. O jeito foi jogar bola na rua - lembra Maria Roselaine Fontana, 46 anos, comerciante que mora em frente ao espaço.
Conforme Maria, além de ser área de lazer para a vizinhança, a pracinha era o local onde os moradores organizavam festas para a comunidade em datas como Natal e Dia da Criança:
- A gente é quem limpava e arrumava tudo. Cansei de ajudar a cortar a grama, a pintar os brinquedos. Nós organizamos vários risotos para arrecadar dinheiro para as festas na pracinha.
Os brinquedos foram retirados por uma equipe da prefeitura. Isso porque, atrás do espaço de lazer há um terreno particular, que precisaria de acesso. Agora, o desejo da comunidade é simples: garantir uma nova pracinha na região. Os próprios vizinhos se comprometem a limpar o terreno onde uma nova pracinha possa ser instalada.
- A manutenção sempre foi por conta dos moradores, a prefeitura nunca precisou se preocupar. Queremos a garantia de que os brinquedos voltem para cá para que as crianças como a minha neta, a Ana Luiza, tenham onde brincar e não fiquem pela rua. É a única área de lazer da redondeza - explica Rogério Raddatz, vice-presidente da Associação Comunitária da Vila do Carmo.
O secretário Erony Paniz Junior, secretário de Esporte e Lazer, explica que a prefeitura retirou os brinquedos com cuidado para eles não serem danificados. A ideia é instalar, novamente, em uma área a poucos metros de onde ela funcionou desde que foi construída, em 2011.
- Os brinquedos vão ser colocados ali perto, em um lugar nas proximidades. A comunidade não deve ficar sem pracinha lá. Acredito que, dentro de um mês ou um pouco mais, estaremos instalando uma nova.