Entre o Paraná, que registrou quase 40ºC nesta sexta-feira, e a Argentina, que convive com temperaturas abaixo dos 10ºC, os gaúchos sofrem com temporais - e continuarão sob chuva, raios, ventania e granizo no final de semana. O que tem mais impressionado no Rio Grande do Sul é o tamanho e a grande quantidade de pedras de gelo, fenômeno que deve se repetir sábado e domingo e aumentar o número de atingidos - que nesta sexta já passa 10,3 mil.
As nuvens que provocam o granizo são as do tipo cumulonimbus, que se formam quando há grande quantidade de umidade e de calor disponível na atmosfera. Segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, essas condições se mantêm devido ao bloqueio de uma frente fria sobre o Sul do país, associado a um sistema de baixa pressão entre Argentina e Paraguai, que ajuda a deixar as nuvens mais carregadas.
"Eram do tamanho de ovos", diz moradora sobre queda de granizo
VÍDEO: imagens mostram nevoeiro cobrindo Caxias do Sul
- Tanto sábado quanto domingo, vão ter pancadas de chuva a qualquer hora, risco de temporais, com raios, granizo e vento entre 80 e 100 km/h - afirma Pinheiro.
Os maiores volumes de chuva devem se concentrar nas regiões Centro, Norte e o Oeste, incluindo a Região Metropolitana, a Serra e as Missões. Nestas áreas, o acumulado pode ser de 60 a 80 milímetros.
Granizo danifica mais de mil casas na quinta-feira no RS
Veja aqui a previsão do tempo para a sua cidade
Devido à nebulosidade, a temperatura fica amena. Em Porto Alegre, por exemplo, a mínima deve ficar em torno de 16ºC, e a máxima não deve passar dos 20ºC no sábado e dos 22ºC no domingo.
A instabilidade deve persistir na segunda e na terça-feira, com muita nebulosidade e pancadas de chuva isoladas. No entanto, conforme o especialista, o risco de temporais diminui. Na quarta, a chuva volta a se intensificar no leste, centro e sul do RS devido a uma nova e mais forte frente fria.
Veja imagens dos estragos causado por temporais nesta sexta-feira: