Na retomada dos trabalhos após o recesso parlamentar, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira, urgência para análise das contas governamentais de Itamar Franco, Fernando Henrique e Luiz Inácio Lula da Silva.
Na sessão desta terça, os deputados fizeram a primeira discussão das contas dos antigos governos, mas a avaliação deve acontecer somente na quinta. Concluída a votação dessas contas pendentes, abre-se caminho para a Câmara apreciar as contas de 2014 do governo da presidente Dilma Rousseff, prestes a serem julgadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Eduardo Cunha exclui PT do comando de quatro CPIs e revolta petistas
PMDB deve ser protagonista nas CPIs do BNDES e dos Fundos de Pensão
Um dos itens da pauta são as contas do início do governo Itamar Franco (1992-1994), de 1992, referente aos três meses em que ele assumiu após Fernando Collor sofrer impeachment. O relatório é favorável à aprovação.
Outro é do último ano do segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). O parecer também é pela aprovação. Essa é a única conta da administração do tucano que falta ser julgada pelo Congresso. Todas as demais foram analisadas e aprovadas, duas com ressalvas.
Os demais processos são dos anos de 2006 e 2008, do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Um é pela aprovação das contas e o segundo, pela aprovação com ressalvas. Será a primeira vez que uma conta da gestão Lula passará pelo crivo do Congresso. Nenhuma do governo Dilma foi analisada até o momento.