Com o objetivo de posicionar melhor os jornais diante do mercado anunciante, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e os 125 veículos que integram a entidade lançam nesta quinta-feira a campanha "Nunca se leu tanto jornal". Idealizadas pelo publicitário Nizan Guanaes e produzidas pela agência Africa, as peças publicitárias mostrarão como a credibilidade dos jornais e a leitura em formatos cada vez mais diversos (papel, mobile, tablet, desktop etc.) vêm atraindo um número maior de leitores.
Os conceitos serão detalhados em três etapas, que devem ser desenvolvidas e divulgadas de forma conjunta pelos veículos de comunicação até novembro. Na fase inicial, em formatos impressos e digitais, os anúncios destacarão números que comprovam a vitalidade dos jornais em diferentes plataformas - em 2014, a circulação digital paga de jornais no Brasil cresceu 118%, por exemplo.
Na segunda etapa, serão exploradas as transformações no consumo de notícias na era digital, por meio dos mais variados formatos e dispositivos. A campanha utilizará frases como "Você lia jornal com as duas mãos, agora você lê com o dedo" e "Antes você lia jornal no jornal. Hoje você lê no tablet, no celular e até no elevador". Na terceira e última parte, a campanha contará com depoimentos de personalidades e formadores de opinião, visando demonstrar a influência do público leitor de jornais.
Segundo o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, a ideia de desenvolver uma campanha do gênero surgiu em agosto do ano passado, no 10º Congresso Brasileiro de Jornais, em São Paulo:
- O principal alvo da campanha é o mercado, mas também a opinião pública, com o objetivo de conscientizá-los desta força e desta abrangência dos jornais.
Relevância cresce com plataformas digitais
Para a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle, o crescimento nos índices de audiência dos jornais nos últimos anos demonstra a sua importância no contexto do atual mercado de comunicação:
- O jornal, além do impresso, está crescendo sua relevância com a expansão das plataformas digitais, atingindo e influenciando ainda mais leitores. Nunca se leu tanto jornal quanto se lê hoje.
A campanha da ANJ integra um projeto de reposicionamento dos jornais, iniciado em 2014, que inclui outras ações, como o Digital Premium e o Marketplace. Em funcionamento, o Digital Premium permite a veiculação de anúncios de forma simultânea em uma rede de sites. O Marketplace, que entrará em atividade em setembro, centralizará diversas informações (audiência, perfil de leitores, tabela comercial, entre outras) que hoje são encontradas de forma fragmentada, agilizando o trabalho dos profissionais de mídia das agências.
* Zero Hora