O sindicato grego dos funcionários públicos, Adedy, convocou nesta segunda-feira uma greve de 24 horas na quarta-feira, dia em que o Parlamento deve votar as novas medidas de rigor, decididas nesta segunda em Bruxelas, em troca de um novo empréstimo de três anos para a Grécia.
"Convocamos uma greve de 24 horas durante a votação sobre o acordo anti-popular e manifestações às 16h GMT (13h de Brasília) na Praça Syntagma em Atenas", indica um comunicado do Adedy.
FMI diz estar pronto para trabalhar com autoridades gregas
Leia a íntegra do documento aprovado pelo Eurogrupo sobre a Grécia
A praça fica perto do Parlamento, no centro da capital, e tem sido palco de grandes manifestações há três anos.
Esta é a primeira greve dos funcionários públicos desde a eleição do Syriza, de Alexis Tsipras, no final de janeiro. Este partido foi o protagonista de grandes greves e manifestações anti-austeridade entre 2010 e 2014, durante os dois planos de austeridade anteriores impostos ao país em troca de empréstimos de mais de 240 bilhões.
Protesto contra acordo da dívida grega sacode Twitter
Marta Sfredo: Grécia, do Olimpo ao campo de batalha
O sindicato das coletividades locais Poe-Ota também chamou para uma greve de 24 horas na quarta-feira.
O Adedy deve realizar uma primeira reunião nesta segunda-feira à noite em Syntagma, onde outras duas manifestações contra a austeridade e o "euro" estão previstas.
Após uma verdadeira maratona de negociações e uma cúpula extraordinária, a UE decidiu conceder à Grécia um novo financiamento ao longo de três anos, acompanhado de duras medidas de austeridade.
Luiz Antonio Araujo: derrubar o governo grego em nome de quê?
Leia as últimas notícias de Mundo
Uma condição necessária imposta pela UE para concluir este acordo é o voto até quarta-feira de algumas destas medidas por parte do Parlamento, um desafio difícil para o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, cujo grupo parlamentar, de 149 deputados dos 300 da Assembleia, já sofreu as primeiras rachaduras na semana passada.
O grupo parlamentar do Syriza e dos Gregos Independentes, pequeno partido (13 deputados) que participa da coalizão de governo, se reunirão na terça-feira para avaliar o projeto de lei antes da reunião da Assembleia.
*AFP
Crise na Grécia
Sindicato grego convoca greve de 24 horas na quarta-feira
Na quarta, Parlamento deve votar novas medidas em troca de um novo empréstimo
GZH faz parte do The Trust Project