Cerca de 40 policiais civis de Santa Maria mobilizaram-se nesta sexta-feira para protestar pela morte de um policial civil em Alvorada, na quinta-feira. Valdeci Machado, 58 anos, era natural de Santa Maria e foi morto por um jovem que fugiu da DPPA de Alvorada. Entre 14h e 15h desta sexta-feira, as Delegacias de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de todo o estado não estiveram em funcionamento.
Em Santa Maria o trânsito na Rua dos Andradas, no centro da cidade, onde fica a DPPA, foi paralisado pelo menos cinco vezes. Seis viaturas foram usadas para trancar a rua. Enquanto impediam a passagem dos veículos, foi feito também um "sirenaço".
Amilton Ferreira da Silva, 23 anos, estava detido por suspeita de crime contra a mulher e conseguiu fugir. Valdeci conseguiu recapturá-lo e o amarrou com uma corda, que estava no porta-malas do carro. O suspeito conseguiu se soltar, e os dois entraram em luta corporal. Valdeci escorregou no barro e teve a arma tirada de suas mãos. Silva lhe acertou com um tiro na cabeça.
Em Porto Alegre, colegas da Polícia Civil saíram do Palácio da Polícia e seguiram até o Cemitério Jardim da Paz, onde o corpo de Valdeci foi velado e sepultado. O santa-mariense tinha 12 irmãos, era casado e pai de três filhos, duas meninas do primeiro casamento e um menino, de 12 anos, do atual relacionamento. O policial, que já estava em idade de se aposentar, trabalhava sozinho no momento do crime.