O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, confirmou, nesta sexta-feira, durante o evento Prato do Dia em Porto Alegre, que a concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho está marcada para o primeiro semestre de 2016. Conforme ele, a Infraero deve prosseguir com as obras na Capital, a exemplo do novo terminal de cargas e, se possível, da ampliação da pista, até o leilão do aeroporto.
O futuro administrador ficará responsável por concluir as obras. Ele reconhece, no entanto, que as obras por parte da Infraero seguirão de forma lenta. As informações são da Rádio Gaúcha.
Em junho, governo autorizou estudos para as concessões do Salgado Filho e de rodovias no RS
Marta Sfredo: pacote não salva, mas abre um caminho
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) publicou em julho, no Diário Oficial da União, a lista de empresas autorizadas a apresentar projetos, levantamentos, investigações e avaliações técnicas que subsidiarão a modelagem das concessões na Capital, Salvador, Florianópolis e Fortaleza, que fazem parte na nova etapa do Programa de Investimentos em Logística anunciada pelo governo federal. Os trabalhos deverão ser entregues em 90 dias.
Na lista de companhias, constam seis grupos e cinco empresas. Entre os nomes individuais aparecem a Triunfo, a Prosul, a P2 Gestão de Recursos, a Ernst & Young Assessoria Empresarial e a Construcap - CCPS Engenharia e Comércio. Entre os consórcios, constam a Verax e Geo Brasilis Consultoria; Setepla Tecnometal Engenharia, Sener e ATP Engenharia; Concremat Engenharia e Tecnologia, Aeroservice Consultoria e Engenharia e Lenc Laboratório de Engenharia e Consultoria; e Moysés & Pires, BF Capital, JGP, Logit e Proficenter. Também aparecem Radar PPP, junto com a PricewaterhouseCoopers, e Idom Consultoria; e a Helport Construções do Brasil e Corporación América.
Dos grupos, 10 apresentarão propostas para os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza. Já a Prosul apresentará estudo somente para o aeroporto de Florianópolis.