O ex-senador americano pela Virgínia Jim Webb, de 69 anos, um veterano da Guerra no Vietnã que serviu como secretário da Marinha, anunciou nesta quinta-feira sua pré-candidatura nas fileiras democratas, enfrentando a favorita para a indicação do partido, Hillary Clinton.
"Depois de pensar por muitos meses, de deliberações e de discussão, decidi me candidatar à presidência dos Estados Unidos", declarou Webb, no Facebook.
EUA devem ter disputa entre clãs nas eleições presidenciais
Hillary Clinton bate recorde de arrecadação para início de campanha
A campanha de Webb é uma aposta difícil, mas o político acredita que poderá reunir eleitores de ambos os lados da disputa. Em seu favor, ele cita sua oposição à invasão ao Iraque e sua experiência como um reconhecido ex-membro do Corpo de Marines.
"Entendo as dificuldades, particularmente, no clima político de hoje em dia, onde o debate justo é tão usualmente afogado por grandes quantias de dinheiro", afirmou.
Irmão caçula de George W. Bush oficializa candidatura a presidência
EUA revelam milhares de e-mails de Hillary Clinton
Webb é o quinto pré-candidato na corrida pela indicação do Partido Democrata, depois da ex-secretária de Estado Hillary, do senador independente por Vermont, Bernie Sanders, do ex-governador de Maryland Martin O'Malley e do ex-senador e governador de Rhode Island, Lincoln Chafee.
*AFP