A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) realizou, na noite de sábado, a Operação Narciso, em referência ao herói da mitologia grega, famoso por sua beleza. Os alvos foram os vendedores de anabolizantes, substâncias que facilitam o ganho de massa muscular, mas podem trazer prejuízos à saúde. Os dois homens, de 32 e 34 anos, que não tiveram os nomes revelados pela polícia para não atrapalhar as investigações, foram presos em flagrante na Rua José Manhago, no bairro Camobi. Depois, foram encaminhados para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Os nomes das academias, que facilitariam e até indicariam as vendas ilegais dos produtos, também não foram divulgados.
Os dois homens serão indiciados por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais, já que alguns não tinham registro da Vigilância Sanitária, além de os suspeitos não terem liberação para vender os produtos, pois eles eram de procedência ignorada. A suspeita é de que alguns produtos eram adquiridos no Paraguai ou no Uruguai. A pena mínima para o crime é de 10 anos, e a máxima, de 15. Foram apreendidos 33 frascos, 20 ampolas e oito cartelas de anabolizantes, além de R$ 510 e um carro.
- Tem muita gente querendo ficar forte da noite para o dia. Essas pessoas, na busca de um resultado rápido, colocam a saúde e a própria vida em risco. Esses produtos levam a uma série de problemas físicos, como uma espécie de masculinização em mulheres, até infertilização em homens, queda de cabelo, entre outros tantos problemas graves - explica o delegado Sandro Meinerz, titular da Defrec.
A investigação do caso foi iniciada em maio.
O que foi apreendido
- 20 frascos de Hormotrop (Somatropina)
- Três frascos de Metandrostenolona (Landerlan), cada um com cem comprimidos
- Um frasco de Stanozoland (Stanozolol), com cem comprimidos
- Um frasco de Stanozoland Depot (Stanozolol) Intramuscular
- Quatro frascos de Testenat Depot
- Quatro frascos de Decaland Intramuscular
- 20 ampolas de diluente Bergamo
- Oito cartelas de Oxitoland (Oximetolona), com 10 comprimidos cada