A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado reforçou, neste sábado, o alerta para o alto risco de inundações em 14 municípios gaúchos: Santo Antônio das Missões, São Borja, São Vicente do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, Uruguaiana, Capão do Cipó, Mata, Bossoroca, Cacequi, Maçambará, Unistalda, Itacorubi e Itaqui.
No boletim divulgado no final da tarde, os números apontavam 57 municípios afetados pelas chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul. No total, 8.719 pessoas foram atingidas e 1.170 estão em abrigos.
Saiba como ajudar as famílias atingidas pela chuva no RS
Os municípios de Esteio e Rolante já haviam decretado situação de emergência. As prefeituras de Riozinho, Esperança do Sul, Barra do Guarita, Cachoeirinha, São Jerônimo, Iraí, São Sebastião do Caí, Alvorada, Pinheirinho do Vale, Cerro Grande e Porto Mauá estão em análise de dados, visando à decretação de situação de emergência.
Receberam itens de ajuda humanitária (kits dormitório e kits de higiene pessoal) os municípios de Esteio, Montenegro, Rolante e São Sebastião do Caí.
Em Itaqui, o rio Uruguai está subindo e atingiu 8,90 metros neste sábado. A Defesa Civil está retirando preventivamente famílias que estão em risco. A previsão é de que o rio suba até 11 metros na segunda-feira.
Em Uruguaiana, cinco famílias estão desabrigadas e 13 desalojadas. A última medição mostrou que o rio está em 7,77m e ainda não atingiu as residências. A previsão é de que o rio atinja os 9,5 metros até terça.
Informação ou pedidos de auxilio devem ser encaminhados pelo telefone 199.
Cidades afetadas: 57
Pessoas atingidas: 8.719
Pessoas em abrigos: 1.170
Situação de emergência: 2 municípios
Em análise: 11 municípios