Nesta sexta-feira, a partir das 9h, é dia de audiências do caso Rodin na Justiça Federal de Santa Maria. As ações, ambas de improbidade administrativa, são referentes aos processos movidos pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Na sexta-feira, serão ouvidas as testemunhas de defesa. Pela manhã, as instruções serão na sede da Justiça e, à tarde, por meio de videoconferência. As audiências são conduzidas pelo titular da 3ª Vara da Justiça Federal, Loraci Flores de Lima. Entre os depoentes, para a sexta-feira, está o prefeito Cezar Schirmer (PMDB), que foi requerido por um dos réus.
A ação de improbidade do MPF é de 2008 e conta com 52 réus - 41 pessoas físicas e 11 empresas. Já na ação da PGE, também de 2008, são dez os acusados: duas pessoas físicas e oito empresas. Os dois processos estão em fase de instrução.
As audiências seguem na próxima segunda-feira, durante a manhã e à tarde. Para 3 de julho está marcada mais uma audiência. Ao todo, serão ouvidas 71 pessoas em Uruguaiana, Florianópolis (SC) e Recife (PE).
Ex-presidente do TCE falará em 7 de julho
Está marcado para 7 de julho o interrogatório de João Luiz Vargas, réu de processo criminal decorrente das investigações da fraude no Detran gaúcho. Ele deverá prestar depoimento na Justiça Federal de Santa Maria, a partir das 14h30min.