A Mers é uma síndrome respiratória provocada por uma variante do coronavírus, identificada pela primeira vez na Arábia Saudita, em 2012. Entre maio e junho deste ano, a doença provocou a morte de mais de 15 pessoas na Coreia do Sul, deixando em alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão estima que 36% dos casos terminam em óbito.
Veja abaixo como se dá a transmissão da doença, quais são os sintomas, tratamento, possibilidades de prevenção, e quais as chances de o surto da Mers chegar ao Brasil.
OMS irá convocar reunião de emergência sobre o MERS
O que é a Mers?
A Mers (Middle East Respiratory Syndrome) é uma síndrome respiratória provocada por uma variante do coronavírus altamente agressiva, denominada MERS-CoV, identificada pela primeira vez em 2012, na Arábia Saudita. De acordo com a OMS, 36% dos casos de Mers evoluem a óbito.
Transmissão
O contágio se dá por meio do contato próximo com pessoas ou animais infectados. De acordo com a OMS, a transmissão de pessoa para pessoa ocorre com o contato próximo com um paciente. O vírus, presente nas secreções respiratórias, pode ser transmitido por meio da tosse e espirro do paciente infectado.
Há indícios ainda de que, na transmissão de animais para humanos, os camelos sejam uma importante fonte transmissora. Estudos comprovaram que um vírus encontrado neste animais em países como Egito, Catar, Omã e Arábia Saudita era o mesmo que infecta o homem. Porém, ainda não foi comprovado que camelos, ou outros animais, sejam reservatório do vírus.
Sintomas
Os sintomas da doença são os mesmo de uma forte gripe: febre, tosse, dificuldade para respirar, diarreia e náusea. Em casos mais graves, a doença evolui para pneumonia, insuficiência respiratória, lesão pulmonar aguda, infecção generalizada, insuficiência renal e pericardite (inflamação no pericárdio, membrana que envolve o coração).
Prevenção
Não há vacina. As medidas preventivas são semelhantes as do combate a gripe e incluem: lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar e evitar o contato com pessoas infectadas.
Tratamento
Não há remédio específico para a Mers. O tratamento é feito com medicamentos que aliviam os sintomas dos pacientes.
ZH Explica
Saiba o que é coronavírus Mers e como ocorre a transmissão
Doença já provocou a morte de mais de 15 pessoas na Coreia do Sul e deixa Organização Mundial de Saúde em alerta
Bruna Scirea
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: