Perante os efeitos da Operação Lava Jato e o risco de rejeição das contas do governo pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a presidente Dilma Rousseff viu o índice de reprovação do seu governo chegar ao maior nível já registrado pela pesquisa Datafolha. Publicado pelo jornal Folha de São Paulo neste sábado, o levantamento mostra que 65% dos brasileiros consideram a gestão de Dilma ruim ou péssima.
Movimento protocola na Câmara pedido de impeachment de Dilma
Dilma diz que impeachment não tem "base real"
Esse índice é o mais alto registrado pelo instituto para um presidente desde setembro de 1992, véspera do impeachment de Fernando Collor de Mello, quando a reprovação chegou a 68%.
A taxa de aprovação também caiu, passando dos 13% registrados em março para 10% de entrevistados que consideram a gestão boa ou ótima. Esse é o índice mais baixo de Dilma desde o começo do primeiro mandato.
No Sudeste, a taxa de aprovação foi de somente 7%, enquanto no Nordeste esse índice chegou a 14%. Entre os entrevistados com renda mensal familiar de até dois salários mínimos, o índice de reprovação é de 62%. Já na faixa mais rica da população ouvida pelo Datafolha, 66% consideram o governo Dilma Rousseff ruim ou péssimo.
O levantamento foi realizado na quarta e quinta-feira e ouviu 2.840 pessoas de 174 municípios. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.
* Zero Hora