
Depois do plano de concessão de rodovias anunciado na terça-feira pelo governo federal, o Piratini também vai apresentar ações para que as principais estradas estaduais recebam melhorias. Com pouca capacidade de investimento, a cobrança de pedágio é o modelo previsto para atrair parceiros da iniciativa privada. As informações são da Rádio Gaúcha.
Saiba como os gargalos na infraestrutura emperram o Estado
RS precisaria investir R$ 20,4 bilhões para escoar soja e milho de forma adequada, diz CNT
Uma das rodovias que estará na lista é a RS-324, que liga a serra à região norte gaúcha, conhecida como Rodovia da Morte. A duplicação de vias que hoje representam gargalos ao escoamento da produção é o principal objetivo.
- Fizemos um levantamento das rodovias que podem ser pedagiadas, que podem ser concedidas à iniciativa privada - relata o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen.
Estradas federais e estaduais no RS registraram quase três mortes por dia em 2014
Leia mais notícias do dia
Opção
Outra saída para a ampliação de rodovias estaduais é a inserção delas em concessão de estradas federais. Uma possibilidade é conceder a BR-116, mas, nos trechos em que ela não puder ser duplicada, a ação é realizada em uma via que leva ao mesmo destino, a RS-122. No entanto, o modelo de polos de pedágio, como instituído no Governo Brito, não será utilizado.
Além das rodovias, um plano de criação e posterior concessão de hidrovias também está em criação.
*Rádio Gaúcha