Ainda não é o avião pronto para voar, mas quem passar pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, poderá ver de perto como será o futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen NG.
No local, haverá uma réplica em tamanho real do jato militar comprado pelo Brasil. Aberta ao público, a exposição começa na manhã desta quarta-feira, dia 10 de junho, e vai até o próximo domingo, dia 14. A FAB tem a intenção de levar o Gripen para outras cidades, mas ainda não há locais nem datas definidas.
A montagem da maquete, que começou na segunda-feira passada, é realizada por técnicos da FAB e da sueca Saab, fabricante do caça.
- São várias peças que têm seu lugar próprio no contêiner e no avião. Tudo deve ser colocado de forma que se encaixe adequadamente para a maquete se parecer com a aeronave - afirma o mecânico de aeronaves, suboficial Divaldo Soares.
A réplica é feita de fibra de vidro, madeira e metal. O painel, quando ligado, permite visualizar algumas das futuras funcionalidades da aeronave. Também fazem parte do protótipo os armamentos que poderão ser utilizados no Gripen, como o míssil A-Darter.
Em outubro do ano passado, o governo brasileiro anunciou a compra, no valor de US$ 5,4 bilhões, de 36 caças Gripen desenvolvidos pela Saab.
O aviões serão entregues entre 2019 e 2024, em sua maior parte produzidas no Brasil, em parceria com empresas nacionais, que serão beneficiadas pela transferência de tecnologia já prevista no contrato, além do treinamento de pilotos e engenheiros brasileiros na Suécia.
*Zero Hora