Ela não precisa de muito para ser feliz. Basta um carinho na cabeça e uma coçadinha na barriga para a Preta dar pulos de alegria. Há cinco anos, quando apareceu na porta do Patronato Shopping, localizado no bairro Patronato, em Santa Maria, apresentava claros sinais de descaso e abandono. Agora, tem casinha, caminha fofa, comida, água e muito carinho dos funcionários e clientes da loja.
Conheça todas as histórias contadas pela série Meu Pet é Pop
- A Preta recebeu um tratamento de choque. Ela estava com sarna, com o fêmur fraturado, muito magra e debilitada. Logo nós providenciamos as vacinas, um banho, uma tosa, atendimento veterinário e um local para ela ficar acomodada - lembra Denise Lopes, gerente da loja.
Depois de receber todos os cuidado, Preta acabou sendo adotada pela família que gerencia o local. Octávio, um dos três filhos de Enilce Becker, a proprietária da loja, foi quem providenciou tudo. E para a surpresa de todos, Preta estava prenha. Os filhotes foram doados a funcionários e clientes da empresa.
Mas quando tudo parecia ter se resolvido, a mascotinha foi diagnosticada com um câncer. Depois de fazer todo o tratamento e quimioterapia, Preta ficou 100%. Hoje, ela esbanja simpatia. Impossível não se encantar com o olhar carinhoso e o abanar do rabo, que pode ser avistado de longe, balançando ao subir e descer as escadas.
- A gente passa o dia no trabalho. Tentamos deixar ela em casa, mas ela ficava inquieta, de um lado para o outro. Percebemos que o que realmente ela queria era ficar com a gente, do nosso lado. Aí, começamos a trazer ela para a empresa. Ela vem de manhã e volta conosco de noite, quando fechamos a loja - conta Enilce, a "mãe" da Preta.
A relação de afeto e de amor com a família também é compartilhada com os funcionários e clientes.
- Ela é minha amiga - brinca Bibiana da Silva Lourenço, de 4 aninhos.
Mais que um animalzinho de estimação, Preta é considerada parte da família. Do amanhecer ao anoitecer, ela está presente no dia a dia dos Becker em todos os momentos.
- Ela participa de tudo. Até das reuniões. Na sexta-feira, quando se troca a roupa de cama das pessoas, a gente troca a roupa da caminha dela também. A gente vai almoçar ou olhar televisão e ela sempre fica do nosso lado, ou nos nossos pés. É uma relação de amor muito linda - emociona-se Enilce.
Se você conhece algum animal popular na sua rua ou bairro, conte para a gente, pelo Facebook do jornal ou pelo e-mail dandara.aranguiz@diariosm.com.br.
Assista o vídeo abaixo e conheça a história da encantadora cachorra Preta: