Foram apresentados na manhã desta quinta-feira os resultados da segunda edição do Índice de Desenvolvimento Estadual - Rio Grande do Sul (iRS).O estudo mede o desempenho do Rio Grande do Sul com todos os Estados e Distrito Federal em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidos, longevidade e segurança. O evento ocorreu na sede do Grupo RBS, em Porto Alegre.
Ao falar sobre a iniciativa, a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle, ressaltou a importância do índice, que torna tangível o papel da RBS e o compromisso em contribuir para desenvolver o Estado.
Os dados foram apresentados pelo professor de Economia da PUCRS Ely José de Mattos, que coordenou a elaboração do íRS.
Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, ressaltou a responsabilidade da RBS, como veículo de comunicação, de provocar um debate construtivo para sociedade, que possa gerar uma contribuição positiva para o Estado.
- Não temos a pretensão que o índice vá resolver os problemas de um ano para outro, mas esperamos que possa gerar um debate construtivo para a sociedade riograndense. Uma avaliação técnica, sem influência política. Temos que ter a ambição de voltarmos a ser o Estado com melhores condições de vida - disse.
Para o diretor presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, o índice permite que os diversos atores da sociedade possam sugerir medidas para que o Estado consiga avançar.
- Vivemos em uma democracia representativa, mas que ainda precisa avançar em participação. Por isso, é importante provocar o debate, e o iRS é justamente esse ponto de encontro - afirmou.
Estiveram presentes, representantes do Palácio Piratini, das prefeituras da Capital e de Guaíba, de órgãos como Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado e de líderes de entidades como Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Federação das Associação de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), entre outras.
Na noite desta quinta-feira, o público poderá participar de um debate sobre os resultados do iRS, às 19h30min, no StudioClio (José do Patrocínio, 698) em Porto Alegre. Participarão Ely José de Mattos, economista e professor da PUCRS, um dos responsáveis pelo índice, e o professor Fernando Becker, doutor em Educação (UFRGS). A mediação será da jornalista e colunista de Economia de ZH, Marta Sfredo.
Os interessados em participar devem enviar o nome para o e-mail comapalavra@zerohora.com.br
*Zero Hora