A campanha "Santa Maria do Bem: Cuide de sua cidade. Seja do bem" foi lançada, na manhã desta quarta-feira, na sede da SUCV, onde fica o gabinete do prefeito. A iniciativa visa conter a pichação na em prédios e casas da cidade, e irá criar espaços destinados para a manifestação da arte urbana, que terão apoio da prefeitura.
Campanha "Santa Maria do Bem" será lançada para tentar coibir os pichadores
Por volta das 10h, autoridades e alunos das redes municipal e pública se reuniram para o lançamento da campanha. Durante a reunião, Armando Neto, diretor da Pubblicità, empresa responsável pela identidade visual da campanha, ressaltou que o objetivo da campanha é abordar a pichação de diferentes ângulos.
Polícia Civil prevê mais ações para frear as pichações em Santa Maria
- Tivemos uma onda crescente de pichações. Nosso objetivo é alertar a população para os riscos dessa prática e conscientizar as pessoas de que precisamos melhorar a cidade. Nosso projeto é importante por conta do impacto que pode causar. Queremos criar alternativas a essa atividade e bons exemplos de convívio com as pessoas - comentou o diretor.
Operação contra pichação apreende facas, sprays e desenhos em Santa Maria
A partir da criação de espaços públicos destinados à manifestação de arte, como o grafite, a prefeitura, juntamente com a Polícia Civil, pretende minimizar a violência e as ações de vandalismo na cidade.
- Os grupos que quiserem se manifestar terão espaços próprios para isso, sem invadir o espaço de ninguém. A campanha vai propor outras formas de expressão, sem vandalismo, à luz do dia, sem precisar se esconder e respeitando o lugar de todos - explicou Neto.
Além da campanha "Santa Maria do Bem: Cuide de sua cidade. Seja do bem", também será criada uma central telefônica para denúncias de pichações pela cidade. O número 153 ficará a cargo da Guarda Municipal e terá apoio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e do Conselho Tutelar.