O ator britânico Christopher Lee, famoso por interpretar Drácula e o maligno Saruman na trilogia O Senhor dos Anéis, morreu no último domingo, aos 93 anos, informou à AFP nesta quinta-feira o cartório do bairro londrino de Kensington e Chelsea.
Segundo informações do jornal britânico The Telegraph, o ator estava internado há três semanas no Chelsea and Westminster Hospital, em Londres, com insuficiência cardíaca e respiratória. A morte de Lee só foi anunciada nesta quinta-feira, pois a esposa, Birgit Kroencke, casada com o ator desde 1961, preferiu avisar aos familiares antes.
Muito mais do que o Conde Drácula
Leia as últimas notícias do dia
Filho de um militar e uma condessa, Lee nasceu em 27 de maio de 1922, em Londres, e era um veterano da Segunda Guerra Mundial. Ele atuava na divisão de inteligência, trabalhando no norte da África e na Itália. No final da guerra, como falava alemão (entre outros idiomas), Lee ajudou a localizar e a capturar criminosos nazistas.
Sua carreira como ator começou na década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial, quando ele em uma série de pequenos papéis em filmes, no teatro e na rádio. Porém, sua grande oportunidade veio quando assinou contrato com o estúdio britânico Hammer, especializado em produções de terror, para rodar A Maldição de Frankenstein, em 1957. A seguir, ele se tornou mundialmente famoso por sua interpretação de Drácula em uma dezena de filmes, o primeiro deles em 1958, intitulado O Vampiro da Noite.
Apoiado em sua imponente presença e voz profunda, se especializou em vilões. Nos anos 1970, Lee interpretou o papel de Scaramanga em 007 - Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974). Em seus trabalhos mais recentes, o ator conquistou uma nova geração de fãs pelo papel de Conde Dookan em Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones e Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith e Saruman, na trilogia Senhor dos Anéis e em dois filmes da trilogia O Hobbit (Uma Jorna Inesperada e A Batalha dos Cinco Exércitos).
O ator recebeu em 2009 o título de Sir em reconhecimento por sua longa carreira de várias décadas, em que apareceu em mais de 250 filmes e produções de TV.
- Toda uma nova carreira se iniciou quando entrei para O Senhor dos Anéis e Star Wars - declarou Lee, explicando como esses filmes serviram para acabar com o vínculo de sua imagem a Drácula. - O que é realmente importante para mim, como pessoa mais velha, é que sou conhecido por minha geração e a geração seguinte, que também me conhece - acrescentou.
Lee era um herói para fãs do gênero de terror e, por extensão, dos amantes de heavy metal. Explorando seu lado musical, o ator gravou alguns trabalhos do gênero. Em dezembro de 2013, transformou-se no intérprete mais idoso com uma canção nas paradas de sucessos norte-americana da Billboard, com Jingle Hell, faixa presente no single A Heavy Metal Christmas Too.
Em 2014, Lee lançou um álbum de heavy metal. Intitulado Metal Knight, o EP tem quatro canções e três versões alternativas das mesmas. Duas delas são originais do musical O homem de La Mancha: I, Don Quijote e The Impossible Dream.
- Don Quixote é o personagem de ficção mais heavy metal que conheço - explicou Lee.
* Zero Hora, com informações da AFP