Alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) interditam, desde às 16h de quarta-feira, o acesso ao campus da instituição em Caçapava do Sul, na Região Central. O grupo, com cerca de 40 universitários, reivindica melhorias na assistência estudantil e diálogo com a administração atual. A expectativa é de que o número de mobilizados dobre até a noite. As informações são da Rádio Gaúcha.
Em assembleia geral às 15h de quarta, o grupo definiu que entre as demandas formais estão bolsa permanência, melhoria na estrutura (biblioteca, salas de aula e laboratório), organização e diálogo. Um dos pontos considerado grave pela assembleia é que um edital de assistência publicado em fevereiro ainda não destinou recursos aos contemplados, ou seja, há alunos que estão estudando enfrentando problemas com alimentação e moradia. A previsão é que o repasse aconteça em agosto. A justificativa é o corte de gostos na educação feito pelo Governo Federal.
Conforme um dos mobilizados, o acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária Stener Camargo, a reitora Ulrika Arnz ficou de conversar com os acadêmicos nesta manhã. Ele afirma que estudantes dos campi de Jaguarão, São Borja e São Gabriel também deverão se mobilizar.
O campus tem cinco cursos de graduação: Geologia, Tecnologia em Mineração, Ciências Exatas e Geofísica. Há um curso de mestrado: Tecnologia Mineral.