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Porto Alegre não só vai muito devagar na implantação do seu Plano Diretor Cicloviário - que prevê quase 500 quilômetros de faixas exclusivas - como é a penúltima de 20 capitais do Brasil em extensão de ciclovias.
De acordo com dados obtidos junto a prefeituras e à União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e organizados pelo site Mobilize Brasil em abril, a capital gaúcha, cuja malha cicloviária, atualmente, chega aos 24,7 km, ganha apenas dos modestos seis quilômetros de Manaus, e perde para Salvador por pouco: os baianos contam com 27 quilômetros de faixas exclusivas.
Foto: Reprodução / Mobilize Brasil
A demora na construção de ciclovias em Porto Alegre foi tema de uma reportagem especial em ZH neste mês (veja abaixo). Em um ano de obras, a prefeitura executou apenas 3,8 quilômetros de ciclovia, menos de um décimo da expectativa.
Na outra ponta, a capital federal e São Paulo são os destaques. Entre 2011 e 2015, Brasília ultrapassou o Rio de Janeiro e é a cidade com maior estrutura cicloviária do Brasil: 440 quilômetros. O Rio vem em segundo, com os paulistanos na cola.
A capital federal e São Paulo foram as cidades brasileiras que mais ampliaram a estrutura para bicicletas nos últimos dois anos, mas ambas são criticadas por falhas e pela baixa qualidade das vias construídas ou demarcadas.