A Polícia Civil está investigando desde o início da semana o roubo de um material radioativo na região noroeste do Estado. A carga de molibdênio-99, matéria-prima para a produção de um medicamento usado na área de medicina nuclear, estava sendo transportada em um caminhão e foi roubada na madrugada de segunda-feira, na BR-386, próximo a Carazinho. As informações são da Rádio Gaúcha.
Segundo a Polícia Civil, três pessoas participaram da ação. O motorista foi deixado amarrado numa estrada de terra e os criminosos levaram apenas a embalagem com o material.
O molibdênio-99 saiu do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), em São Paulo, e tinha como destino a Associação Hospital de Caridade de Ijuí. O produto pode oferecer riscos à saúde caso a embalagem seja violada.
O molibdênio-99 é usado na produção do tecnécio-99, um radiofármaco para diagnóstico de tumores, funções renais, problemas pulmonares, cardiológicos e hepáticos. Segundo o CNEN, cerca de 80% dos procedimentos na área de medicina nuclear no Brasil dependem do material.
*Zero Hora