Já comprou o presente da sua mãe? Se a resposta for não, é melhor se mexer porque todo filho sabe: apesar de elas dizerem que não precisa nada ou que só uma lembrancinha está bom, não há mãe que não goste de receber um presentão no seu dia. A adolescente Vitória Cristina Kolling Nunes, 14 anos, sabe bem disso e juntou a grana da mesada por alguns meses para impressionar a sua mãezona, a diarista Sílvia Cristina Kolling, 40 anos. Nesta semana, as moradoras do Bairro Morungava, em Gravataí, foram ao Camelódromo, no Centro da Capital, comprar o mimo.
- Economizei meu dinheiro porque a minha mãe merece. Tem que caprichar - destaca Vitória, que comprou uma calça de moletom no valor de R$ 50.
Já a mãe de Sílvia vai ganhar um presentinho com valor maior. Além de uma blusa, que seria escolhida também no Camelódromo, a senhora, que é muito vaidosa, vai receber uma colônia.
- Pretendo gastar uns R$ 150! - conta Sílvia.
A preferência das duas por roupas deve ser a escolhida pela maioria dos filhos gaúchos. Estudo realizado pelo CDL e Sindilojas Porto Alegre mostra que 25% deles vão dar roupas. Para 13%, a melhor opção é perfume. Outros 10% têm intenção de dar eletrônicos, e 9%, acessórios como óculos e relógios. Calçados (8%), casa e decoração (7%), joias e bijuterias (6%) e livros (5%) são outras opções destacadas.
À vista
Para agradar a mãe, só não vale gastar o que não tem. Economista e educador financeiro, Adriano Severo aconselha que as compras sejam pagas à vista, como fizeram Vitória e Sílvia, para evitar o endividamento e comprometer o orçamento dos próximos meses.
- Só pague parcelado se não tiver mesmo como desembolsar o dinheiro à vista. Se for assim, prefira poucas vezes. Quanto maior o prazo de pagamento, maiores serão os juros. E não dá para chegar em outra data, como o Natal, ainda gastando com o presente do Dia das Mães! - destaca o especialista.
O pagamento à vista deve ser a preferência de 66% dos compradores. Uma das principais datas do comércio, o Dia das Mães de 2015 deve fazer circular no varejo da Capital cerca de R$ 80 milhões. A maioria deve buscar opções de presentes entre R$ 101 e R$ 200.
Conforme levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), a maioria das sugestões de presentes para as mamães está abaixo da inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que registrou alta de 8,41% entre maio de 2014 e abril de 2015. O destaque ficou com os aparelhos de televisão, que teve queda de preço de cerca de 5%.
O perfil dos presenteadores
Na hora de comprar o presente, há os planejados, que passam meses economizando para fazer bonito no Dia das Mães, e até aqueles que fazem vaquinha com os irmãos para impressionar a mamãe, assim como os que deixam tudo para resolver na última hora.
Uma pesquisa realizada pelo CDL e Sindilojas Porto Alegre apontou que os gaúchos podem ser divididos em cinco categorias, na hora de escolher o mimo:
Prático (50%) - Estes compram querendo acertar, mas não se incomodam se a mamãe trocar o presente. Neste grupo, os homens são ligeiramente a maioria. Costumam dar roupas, calçados, acessórios e livros.
Planejado (21%) - Pensam muito porque querem acertar em cheio. Mulheres aparecem como a maioria e têm como hábito dar eletrônicos, perfumaria e móveis.
Afetivo (13%) - Querem comprar presente que tenha significado muito especial, como produtos feitos a mão. As mulheres novamente são a maioria.
Projetivo (13%) - Revela as pessoas que desejam adquirir um presente que gostariam de ganhar. Neste grupo, os homens são a maioria.
Vaquinha (3%) - Pensam em comprar um presente de maior valor e dividir o custo. Mulheres são a maioria.