Com uma revitalização recém concluída o Jardim Botânico de Caxias do Sul é a nova aposta do município para incentivar o lazer em meio à natureza. Não tanto pelos R$ 210 mil investidos desde fevereiro, quando começaram as obras de recuperação da área, que tinha sinais de abandono, e sim pelo potencial de visitação do espaço com a construção do futuro Ecoparque. O espaço vai ligar o Jardim Botânico ao restante do complexo Dal Bó, formando um parque de 153 hectares.
Enquanto o Ecoparque não sai do papel, o Jardim Botânico já serve de lazer para cerca de mil visitantes por finais de semana, segundo a Secretaria do Meio Ambiente de Caxias. Com a revitalização, os frequentadores passaram a contar com banheiros e fraldário. Também foram instaladas mesas para jogos e piqueniques, bancos e lixeiras. O deck, que estava em más condições de conservação, foi totalmente reformado para oferecer segurança aos frequentadores.
Apesar dessas melhorias, ainda há pontos que podem ser empecilhos para os visitantes, como o barro e a falta de acessibilidade a pessoas com deficiência. O calçamento também apresenta alguns desníveis, principalmente em relação à grama, poderia existir mais bancos. Com a criação do Ecoparque, porém, o espaço deve ganhar pista de caminhada e ciclovia, entre outras melhorias.
Revitalização
Jardim Botânico de Caxias é revitalizado, mas ainda precisa passar por melhorias
Ainda há pontos que podem ser empecilhos para os visitantes, como o barro e a falta de acessibilidade a pessoas com deficiência