A empresa estatal Valec divulgou um mapa com o traçado do trecho da Ferrovia Norte-Sul de 834 quilômetros que vai de Chapecó, em Santa Catarina, a Rio Grande. No Rio Grande do Sul, passará por cidades como Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Cruz Alta, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande.
O projeto está na fase do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que teve o relatório preliminar encerrado e tem previsão para ter relatório final concluído em junho, com atraso de mais de um ano. Pela previsão inicial, a definição deveria ser conhecida em abril de 2014. Foi adiada para julho e depois dezembro do ano passado.
O custo desse estudo, que envolve o trecho desde a cidade paulista de Panorama até Rio Grande, é de R$ 9,8 milhões. Os recursos vêm do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Em 18 meses, deve estar pronto o projeto executivo da obra, que não deverá usar a atual estrutura férrea de Santa Maria.
Não há data definida para o início da construção. A Ferrovia Norte-sul começa em Belém e interligará 10 estados brasileiros por 4.155 quilômetros.