Investigação da Polícia Federal (PF) desvendou um esquema de corrupção na Superintendência Regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul (Mapa-RS). Conforme apontou a Operação Semilla, o grupo -que seria liderado pelo superintendente do órgão no Estado, Francisco Signor - teria beneficiado empresas do setor agropecuário por meio da redução de multas, agilização de procedimentos de liberação e aviso prévio de fiscalizações.
Nesta quarta-feira, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva em Porto Alegre e Sapucaia do Sul. A investigação contou com apoio do Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União no Estado.
Segundo os investigadores, existia uma "verdadeira quadrilha" armada dentro da Superintendência. Além de Signor, atuariam no grupo um servidor de carreira, uma ex-servidora comissionada e o seu marido - os três não tiveram os nomes divulgados pela PF. O superintendente e o servidor foram afastados dos seus cargos. A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, recebeu um comunicado pela manhã informando o afastamento.
Leia outras notícias do dia
Outra irregularidade apontada foi o pagamento de propina aos agentes públicos por meio de uma empresa que realizava eventos para o Mapa - a companhia pertenceria ao marido da ex-servidora. A Operação Semilla também verificou tentativa de interferência do superintendente nas investigações da Operação Leite Compen$ado, que teve a oitava fase deflagrada nesta manhã. Signor seria, inclusive, proprietário de uma transportadora de leite.
As investigações começaram em novembro de 2013 e, até o momento, não foi calculado em quanto o esquema lesou o Estado. Os crimes apontados são corrupção passiva, corrupção ativa, advocacia administrativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Operação Semilla
Descoberto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura no RS
Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva em Porto Alegre e Sapucaia do Sul nesta quarta-feira
Débora Ely
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project