Falta apenas o Estado encaminhar informações técnicas ao governo federal para que o serviço de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Caxias do Sul seja credenciado e possa receber repasses da União.
Essa foi a orientação dada pelo Ministério da Saúde ao prefeito Alceu Barbosa Velho e à secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, durante visita a Brasília nesta quinta-feira. Por isso, na próxima segunda-feira, Dilma vai a Porto Alegre agilizar a documentação.
- O serviço, hoje, custa R$ 275 mil por mês e o município está pagando sozinho, atendendo 100 pessoas, sendo 57 de Caxias e 43 de fora. E não é justo que isso aconteça - diz Alceu.
Sobre a UPA da Zona Norte, uma reunião foi marcada para o dia 7 de maio, em Brasília, entre técnicos do Ministério da Saúde e a secretaria Dilma Tessari. A unidade de Caxias do Sul está praticamente pronta, aguardando apenas o repasse de R$ 800 mil para a compra de móveis e equipamentos.
Alceu ainda esteve reunido com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Ele ratificou que está garantido o aeroporto em Vila Oliva. Segundo o prefeito, Padilha disse que em um primeiro momento, será de passageiros e, depois, de cargas.
Além disso, Alceu esteve no ministério da Fazenda, onde conversou com o chefe de gabinete do ministro Joaquim Levy. O prefeito pediu ajuda na liberação de financiamentos do PAI 3 (Programa de Asfaltamento das Estradas do Interior), de viadutos na Perimetral Norte e da passarela na entrada do bairro Planalto:
- Acredito que teremos resposta positiva em breve, porque o projeto já foi aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Falta apenas o encaminhamento ao Senado.
Alceu e Dilma retornam ainda nesta quinta-feira a Caxias.