A maior apreensão de cocaína do ano no Estado foi realizada na noite desta segunda-feira em Santa Maria. Uma operação conjunta entre Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Brigada Miliar (BM) apreendeu 460,2kg da droga, que estavam em um caminhão, que vinha de Uruguaiana, e foi parado no posto da PRF, na BR-158, em Santa Maria.
Leia outras matéria de Polícia
De acordo com o delegado da Receita Federal Araquém Ferreira Brum, que coordenou as investigações, o órgão recebeu uma denúncia anônima há três meses, informando que um caminhão, carregado com mercadorias ilegais, costumava passar pela Fronteira Oeste, e que teria como destino São Paulo e Rio de Janeiro.
- Nós não sabíamos que tipo de mercadorias eram, então começamos a monitorar. Tentamos fazer outras operações, mas o motorista não tinha uma rotina fixa e mudava a rota com frequência. Conseguimos monitorar o caminhão até o posto da PRF de Santa Maria, onde fizemos a abordagem - explica o delegado.
O veículo, com placas de Uruguaiana, foi abordado por volta das 21h30min de segunda-feira. Segundo o delegado, havia batedores acompanhando o caminhão. Eles acabaram fugindo assim que a polícia fez a abordagem. A droga estava escondida em 21 caixas de madeira, que estavam cobertas por outras caixas vazias. A cocaína estava fracionada em 460 pacotes de 1 kg. Ainda, na noite de segunda-feira, a droga foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre.
O motorista, um homem de 38 anos, informou aos policiais que iria para Vacaria carregar frutas. Ele foi detido, encaminhado à Polícia Federal e recolhido à Penitenciária Estadual de Santa Maria. A Polícia Federal ainda investiga a participação de outras pessoas no esquema.
Extraoficialmente, a droga poderia valer entre R$ 7 milhões e R$ 9 milhões, mas este valor não é confirmado pela PF, que aguarda o laudo pericial para fazer a avaliação do produto apreendido.