Na madrugada desta sexta-feira, 11 empresários saíram em viagem de Santa Maria rumo a Hannover, na Alemanha. O grupo não está cruzando o Atlântico a turismo, mas em busca de ideias e inspiração para impulsionar as fábricas em que atuam. Eles integram uma comitiva de 108 brasileiros de diferentes Estados e participarão da Hannover Messe, feira que reúne o que há de mais moderno na produção industrial no mundo. A viagem também inclui visitas técnicas a empresas alemãs.
Alessander Pavanello, gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalcentro, grupo que reúne empresas do setor metalmecânico da região, explica que a intenção da missão empresarial é abrir os horizontes dos empreendedores:
- Queremos que eles ampliem a noção de mundo e do que é feito fora daqui. Na volta, será possível aplicar, inovar, empreender, com base nessa nova perspectiva. O que vamos ver lá só chegará ao mercado daqui a pelo menos cinco anos - afirma.
O APL gere recursos destinados pelo governo do Estado para impulsionar as empresas e, além de organizar a missão, destinou R$ 45 mil para a compra das passagens aéreas dos participantes. Com a ajuda de custo, vão os representantes a Sippel Serralheria, Trevisan Carrocerias Metálicas, Rota Simuladores, Plurimetal Indústria Metalúrgica, Tecnopampa Indústria de Máquinas, SR Engenharia Industrial, Serralheria Lehnhard, Metalúrgica Cofelma e TSM Antenas.
Além da feira, que vai de 13 a 17 de abril, o grupo visitará as fábricas da Airbus, em Hamburgo, da Volkswagen, em Wolfsburg, e da fábrica de equipamentos para aquecimento Stiebel Eltron, em Holzminden. A Hannover Messe é especializada em automação industrial, energia, microtecnologia e pesquisa. Neste ano, a feira contará com 5 mil expositores em 170 mil metros quadrados.