Com uma semana a mais de duração do que nas edições anteriores, o Festimalha abre as portas nesta quinta-feira, em Nova Petrópolis. O período maior, com 24 dias, não foi aleatório: a feira abre durante o feriado do Dia do Trabalho e encerra englobando a folga de Corpus Christi. A estratégia visa atingir os turistas que naturalmente visitam a Serra em finais de semana estendidos e devem, assim, reforçar a movimentação no Centro de Eventos da cidade. A expectativa é que 100 mil visitantes passem pela feira até o último dia, número superior aos 90 mil registrados no ano passado.
Além da duração, o foco dos expositores em qualidade e inovação é outro diferencial deste ano, aponta Cláudio Michaelsen, presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), entidade que coordena o evento. Cada vez mais, lembra ele, os estandes se especializam em nichos específicos de moda.
- O visitante do Festimalha deste ano vai notar muitos fios diferenciados e modelagens inovadoras. A ideia é atender a todos os consumidores, dos mais clássicos aos mais modernos, com bom custo-benefício. Também perceberão malharias especializadas em moda masculina, jovem e infantil, o que é uma novidade - adianta Michaelsen.
Para não depender das instabilidade climáticas, as malharias também têm fugido da produção de peças mais pesadas. As malhas de meia-estação, que podem ser aproveitadas por até seis meses em um ano, são destaque, aponta Michaelsen:
- Hoje as malharias trabalham muito com sobreposição, ou seja, peças que podem ser tiradas durante o dia, conforme esfria ou esquenta. Isso mudou muito de uns anos para cá. Mas o frio ainda é importante para as vendas, porque todo mundo associa malha ao frio, assim como relacionam vinho e gastronomia - destaca.
A produção local, frisa o presidente, norteia a exposição. Praticamente todos as 51 malharias da feira são de Nova Petrópolis. Além delas, a feira conta com cinco estandes de acessórios, 11 de gastronomia e quatro no espaço maridódromo, o que forma 71 expositores.
- O Festimalha não é uma feira de compra e venda, é de promoção e comercialização. Queremos ressaltar a qualidade das nossas malharias até para gerar novos negócios durante o ano todo - justifica Michaelsen.
Ao todo, mais de 350 mil peças serão expostas no Festimalha. A cerimônia de abertura oficial da feira ocorre neste sábado, às 10h.
26º FESTIMALHA
Quando: de 30 de abril a 7 de junho, sempre de quinta a domingo, das 10h às 19h
Onde: Centro de Eventos de Nova Petrópolis, na Avenida Padre Affonso Theobald, 1700
Quanto: R$ 6 (público em geral), R$ 3 (público da 3ª idade nas quintas e finais de semana), isento (crianças de até 10 anos, público da 3ª idade nas sextas e moradores locais mediante apresentação da carteirinha do Parque Aldeia do Imigrante). Público de excursões contam com valores diferenciados, dependendo do número de pessoas e do dia da semana.
Mais dias e mais qualidade
Festimalha abre nesta quinta, em Nova Petrópolis, com mais de 70 expositores
Feira deste ano conta com uma semana a mais do que as edições anteriores
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project