Segundo suplente do PDT, Vinicius Ribeiro tomou posse na tarde desta quarta-feira na Assembleia Legislativa. O parlamentar ocupou a vaga do deputado Gilmar Sossella (PDT), condenado pela Justiça Eleitoral.
Para assumir o posto, Vinicius Ribeiro pediu licença não-remunerada da Companhia Rio Grandense de Artes Gráficas (Corag), onde atualmente ocupava o cargo de diretor-presidente. Há incerteza, porém, no tempo de permanência do deputado na Casa Legislativa já que Sossella tenta junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma medida cautelar para permanecer no cargo enquanto aguarda julgamento do recurso na última instância eleitoral.
Com a publicação no diário oficial, Vinicius Ribeiro tinha 30 dias para decidir se assumiria a posição ou não. O parlamentar, no entanto, optou por tomar posse nesta quarta-feira e manter a equipe do deputado cassado no próprio gabinete enquanto os ministros do TSE não se pronunciam.
Se o recurso de Sossella for aceito logo após o feriado de Páscoa, o parlamentar retoma o mandato já na próxima semana.
Entenda o caso
O deputado Gilmar Sossella foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por irregularidades cometidas durante a campanha nas eleições de 2014.
Conforme as investigações, o parlamentar teria pressionado funcionários da Assembleia Legislativa a comprarem convites no valor de R$ 2,5 mil para um jantar de arrecadação da campanha dele.
Um funcionário teria se recusado a comprar e acabou demitido.
Segundo a decisão do TRE-RS, Sossella ficará inelegível pelo período de oito anos.
Nas eleições de outubro de 2014, Sossella foi reeleito com 57.490 votos.