O vereador campeão de votos em Santa Maria foi preso em flagrante às 10h30min em seu escritório durante a operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) contra o superfaturamento de medicamentos conseguidos via judicial.
Na casa onde funciona o projeto social do vereador, foram encontrados 10 sacos plásticos cheios de remédios. A prisão de Maciel se deu pelos crimes de armazenamento ilegal de remédios e por tráfico lícito de medicamentos controlados.
Vereador de Santa Maria é preso em operação contra superfaturamento de remédios
A reunião dos vereadores acontece no Gabinete da Presidência da Casa, e a imprensa não tem acesso ao local. A sessão dessa tarde, que deveria começar às 15h, está atrasada. O gabinete do vereador, no segundo andar do parlamento, está funcionando normalmente. Os assessores foram orientados pelo advogado de Maciel a não falar sobre o assunto.
Servidor é preso por suspeita de superfaturar medicamentos em Santa Maria
João Carlos Maciel está na terceira legislatura consecutiva. Nas duas primeiras, em 2004 e 2008, foi o campeão de votos na cidade. Em 2012, ficou com o terceiro lugar na votação e já esteve à frente do Legislativo como presidente.
Natural de São Luiz Gonzaga, está em Santa Maria desde 2009 e comanda um dos programas mais populares da cidade, na Rádio Medianeira AM. Chamado de "O Homem Alegria do Rádio", Maciel mantém um programa diário das 7h às 11h30min e tem um programa social a partir do programa. Quem o acompanha nas ruas, percebe que ele recebe da população o tratamento de um pop star, com direito a autógrafos e tietagem.
Apesar de ser do partido do prefeito Cezar Schirmer, Maciel sempre fez duras críticas à administração municipal. Em alguns momentos, deixou clara a intenção de ser candidato a prefeito no futuro, mas foi abafado pela cúpula do partido.
Em sua biografia no site da Câmara de Vereadores diz: "A vida de João Carlos Maciel baseou-se em solidariedade, inclusão e disseminação de valores fundamentais, com a consciência voltada à necessidade interior de ser útil diariamente ao seu semelhante.