A Escola Municipal Pedro Cattani, no bairro Santa Terezinha, em Garibaldi, ganhou o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), através da Unesco. Nesta quarta-feira, às 19h, o colégio recebe oficialmente o certificado e descerra a placa que o torna o primeiro educandário da Serra membro do Programa de Escolas Associadas (PEA).
A PEA reconhece colégios que promovam educação de qualidade, com inclusão e justiça social. Para a diretora da Pedro Cattani, Márcia Simonaggio, o Projeto Paz na Escola é o grande responsável pelo reconhecimento. Através de ações simples, a escola conseguiu reduzir os conflitos e chamar a atenção da Unesco.
- Nós sentíamos que precisávamos algo para trabalhar as relações, para chamar a atenção para isso. Esse projeto deve durar, pois é algo com o que estamos lidando sempre: relacionamentos - explica a professora Silvana Costi Pilatti, que atua há 19 anos na escola.
- A gente agora tem um jeito diferente de ver as coisas. Não tem mais essas briguinhas entre os colegas - conta a aluna do 8º ano Carla Milan, de 13 anos.
Desde que o projeto foi colocado em prática, em 2011, muita coisa mudou na escola. Isso foi possível com ações concretas, mas muito simples, adotadas em todas as instâncias. No recreio, por exemplo, os professores organizam atividades para resgatar o lúdico, como pular corda, pular elástico, sentar para ler ou ouvir música. Os 321 alunos, pais, professores e direção se envolvem nos projetos.
- São pequenas ações. Antes disso tínhamos aquele corre-corre de alunos no recreio, por exemplo. Largávamos uma bola e tínhamos discussões sobre o jogo, mas eles não paravam para conversar, para ouvir uma boa música - conta a diretora.
O reconhecimento pela ONU veio com base nos projetos desenvolvidos nos últimos anos, como foco no Paz na Escola. Porém, o colégio pretende continuar com ações simples que ajudem a desenvolver um melhor ambiente. Em 2015 e 2016 o plano é promover o contato humano, sem intermédio da tecnologia através do projeto "Desconecte-se e ligue-se nas coisas simples da vida". A ideia vai muito além de proibir os celulares em sala de aula.
- O que a gente quer é que os alunos e as famílias desliguem um pouco seus celulares e conversem, peguem seus filhos e vão passear. Não se pode perder o contato físico com as pessoas, o abraço, o olho no olho - diz a diretora Márcia Simonaggio.
Primeira da Serra
Este ano, quatro escolas gaúchas foram reconhecidas pela ONU, todas municipais. São dez colégios membros do PEA no estado. Destes, apenas uma é estadual e duas particulares. A Pedro Cattani é a primeira escola da Serra a fazer parte do projeto.
Educação
ONU certifica colégio de Garibaldi
Com projeto para melhorar o convívio, Escola Pedro Cattani agora é membro do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco
GZH faz parte do The Trust Project