O secretário de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, vistoriou na tarde desta segunda-feira a Rua Antônio Castro Alves, no bairro Universitário, onde alguns moradores fizeram uma obra por conta própria no fim de semana.
O grupo alegou que precisava deixar os paralelepípedos em um nível mais baixo, para evitar alagamento de casas.
Porém, após a vistoria, Adiló disse que a rua teve a geometria alterada e o passeio público foi invadido, o que coloca os pedestres em risco.
O secretário salientou que na pasta de Obras não existe nenhuma solicitação referente a alagamentos no local. Foi constatado apenas um protocolo do presidente da Associação do Bairro Universitário, Ivan Mello, da data de 21 de outubro de 2014, solicitando o conserto e a reposição do meio-fio para o proprietário do terreno executar o passeio público, o que já foi atendido.
Além disso, existe um segundo protocolo, do dia 9 de março de 2015, também do presidente da Amob, que solicita a melhoria do raio da curva da rua, mas, para isso, é necessário um parecer técnico da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. A solicitação já foi encaminhada e aguarda a conclusão do estudo.
Adiló salienta a importância de um laudo técnico de especialistas para alterações em vias públicas. O secretário destaca que, caso algum acidente ocorra no local em virtude da mudança ter sido feita sem embasamento técnico, os executores podem ser responsabilizados. Ele alega que a dobra da rua ficou maior, e algum caminhão, ao fazer a curva, pode bater a carroceria em um poste que tem bem na curva.
- Estamos aguardando uma definição da Secretaria de Trânsito para saber se podemos alterar o raio da via. Caso a secretaria não dê o parecer técnico favorável, o meio-fio terá que ser recolocado - conclui.