Israelenses votam nesta terça-feira para escolher um novo Parlamento e determinar se o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, permanece por mais quatro anos no poder ou se o país passará a ser governado pelo trabalhista Isaac Herzog.
Quase 6 milhões de eleitores devem escolher 120 deputados em mais de 10 mil centros de votação espalhados por escolas, hospitais e outros pontos em todo o país. A votação ocorre das 5h locais (2h de Brasília) às 20h locais (17h). Ao fim do horário de votação, serão divulgadas as primeiras pesquisas de boca de urna.
Mas os israelenses só devem ter uma ideia precisa da configuração de sua 20ª Knesset (Parlamento) na madrugada de quarta-feira. E provavelmente terão que esperar semanas para conhecer o nome do novo chefe de governo.
População acredita em guerra sem fim na cidade de Gaza
Entenda a origem da crise entre judeus e palestinos na Faixa de Gaza
Netanyahu pede que judeus europeus imigrem para Israel após ataque na Dinamarca
Benjamin Netanyahu e a esposa Sara votaram no início da manhã em uma escola de Jerusalém.
- Não haverá governo de união com o Partido Trabalhista. Formarei um governo nacional - ou seja, de direita, completou o premier, que viu seu partido, o Likud, em queda nas últimas pesquisas, atrás da União Sionista, liderada por Isaac Herzog.
Nas últimas horas da campanha que falou de maneira superficial do conflito com os palestinos, Netanyahu intensificou o discurso de direita, com declarações destinadas a buscar votos da extrema-direita e dos colonos. O trabalhista Isaac Herzog, de 54 anos, baseou sua campanha na economia e nos temas sociais. Ele pode se tornar o primeiro chefe de governo trabalhista de Israel em 14 anos.
Eleições
Israel escolhe Parlamento e decide o futuro político de Netanyahu
População provavelmente terá de esperar semanas para conhecer o nome do novo chefe de governo
GZH faz parte do The Trust Project