A comunidade de Bento Gonçalves e região tem garantido o funcionamento dos leitos da UTI pediátrica do hospital Tacchini por mais um mês. O Tacchini havia anunciado que fecharia a unidade no dia 10 de março por atrasos de mais de R$ 6 milhões em repasses do governo do Estado. Depois, prorrogou o prazo até o dia 31. Mas aceitou estender a data após a garantia de que, durante o mês de abril, a Secretaria Estadual da Saúde irá encaminhar o problema ao governo federal.
O prefeito de Bento, Guilherme Pasin, se reuniu com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, em Porto Alegre nesta segunda-feira para tratar do assunto. Conforme Pasin, ainda há pendências de habilitação junto ao Ministério, por isso, verbas federais nunca foram liberadas. Já o Estado não repassou valores integrais para o funcionamento da unidade, conforme havia se comprometido na abertura da unidade, em julho de 2014. A UTI pediátrica tem nove leitos, sendo que três deles são pelo SUS.
Segundo Pasin, o secretário se dispôs em agendar uma reunião em Brasília nos próximos 10 dias com o ministro Arthur Chioro para tratar questões de saúde, entre elas, a situação do Tacchini.
- O processo interno na Secretaria da Saúde está pronto para ser enviado. Vou acompanhar a reunião em Brasília. Esse assunto não é responsabilidade do município, mas imagine o impacto do fechamento da unidade, acabaria caindo sobre nós - comenta o prefeito.
A direção do hospital disse que deve se manifestar na quarta-feira sobre o caso.